COMO HARMONIZAR OS VINHOS?

COMO HARMONIZAR OS VINHOS?

Um bom vinho deixa qualquer momento mais especial. E quando você escolhe o tipo que combina perfeitamente com a sua refeição, tudo fica ainda melhor. Mas como saber qual vinho escolher para aprimorar experiência gastronômica? Confira nossas dicas e saiba como harmonizar os sabores.

1. Queijos Duros

QUEIJOS DUROS E QUEIJOS AZUIS

Os queijos mais duros (como prato, cheddar, pecorino, provolone e do tipo grana) e os queijos azuis (como gorgonzola e roquefort) harmonizam com os vinhos tintos de leve aroma e de média a alta intensidade, como o Cabernet Sauvignon.

2. Saladas

SALADAS SUAVES

Existem diversos tipos de saladas. Mas, no geral, aquelas que são mais suaves podem ser harmonizadas com um vinho rosé, que vai dar um aspecto refrescante e agradável para a refeição. Evite os vinhos tintos com taninos e muito grau alcoólico, pois eles se sobrepõem ao sabor da salada e afetam sua delicadeza.

3. Cremes

CREMES DE VEGETAIS

Cremes servidos como entrada (que levem alho-poró, abóbora ou batata inglesa como base, por exemplo) não têm um sabor tão marcante quanto os pratos principais. Por isso, o ideal é usar vinhos que podem ser combinados com a maioria desses pratos. Nesse caso, os vinhos brancos mais clássicos, como Cabernet Sauvignon, são uma boa opção.

4. Carnes brancas

CARNES BRANCAS

Considerada uma proteína mais magra, a carne branca costuma ter um sabor mais neutro nas receitas. Por esse motivo, ela combina melhor com os vinhos tintos leves, como Chardonnay. No caso de carnes brancas com molho, é preciso considerar qual é o seu sabor para fazer a harmonização adequada.

5. Carnes Vermelhas

CARNES VERMELHAS MAGRAS

Visto que as carnes vermelhas são bem versáteis, a dica principal é aumentar a intensidade dos vinhos de acordo com o alimento. As carnes mais magras, como é o caso do filé mignon, combinam com vinhos tintos, como o Syrah.

6. Doces com chocolate

DOCES COM CHOCOLATE

Doces feitos com chocolate, como brownie, mousses, brigadeiros e petit gateau, combinam com um tipo específico de vinho. Em especial, eles harmonizam com o vinho do porto, que é mais adocicado, intenso e tânico.