RECEITAS DE FESTA JUNINA

RECEITAS DE FESTA JUNINA

Como está a vontade de saborear todas as delícias das festas juninas? Faça alguns pratos juninos com as crianças nesse período de isolamento social. Aproveite e conte um pouco da história das nossas festas típicas de junho e julho. Confira as receitas que nós selecionamos para deixar a sua festinha saborosa e especial.

 

02

MARIA MOLE

Ingredientes

1 pacote de gelatina incolor sem sabor

3 xícaras bem cheias de açúcar

1 pacote de coco ralado

 

Modo de preparo

Dissolva a gelatina. Em seguida, coloque-a na batedeira e vá batendo. Junte o açúcar aos poucos até ficar uma espuma branca.

Forre a forma com coco ralado e despeje a espuma branca (maria-mole), por cima com mais coco ralado. Leve à geladeira por 30 minutos e está pronta a sua maria-mole.

 

03

MAÇÃ DO AMOR DE CHOCOLATE

Ingredientes

1 maçã bem lavada

1 palito de picolé

400g de chocolate branco

Confeitos para decorar

 

Modo de Preparo

Pique o chocolate e derreta no microondas ou banho maria. Espete o palito de picolé na maçã e mergulhe no chocolate até cobri-la por completo. Deixe escorrer o excesso de chocolate. Em seguida, confeite como quiser para ficar colorido e chamativo. Coloque sobre papel manteiga, até que o chocolate endureça completamente.

 

04

BOLO GELADO DE COCO E TAPIOCA

Ingredientes

1 litro de leite

1 pacote de coco ralado

395g de leite condensado

500g de massa de tapioca

 

Modo de preparo

Reserve uma porção de leite condensado e coco ralado para cobrir o seu bolo quando estiver pronto. Misture a massa da tapioca em 1 litro de leite morno, o coco e o leite condensado. Em seguida, coloque a mistura em uma forma refratária e deixe endurecer por 20 minutos.

Cubra com o leite condensado e o coco. Sirva frio.

 

05

BRIGADEIRO DE PAÇOCA

Ingredientes

395g de leite condensado

100g de creme de leite

1 xícara (chá) de paçoca de amendoim triturada

1 colher (sopa) de manteiga

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, meia xícara (chá) de paçoca triturada e a manteiga e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela.

Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em forma de brigadeiros, passe na paçoca triturada restante e sirva.

06

MINI CACHORRO QUENTE

Ingredientes

Meia colher (sopa) de óleo

1 cebola em rodelas

1 sachet de purê de tomate

10 mini salsichas (ou cinco cortadas ao meio)

1 tablete de caldo de carne

10 minipães de cachorro-quente

 

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar. Junte o purê de tomate, as salsichas, o caldo de carne e misture. Adicione 1 xicara (chá) de água e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Recheie os pães e sirva.

Dica: se preferir, pode servir com batata palha.

07

BOLO DE PIPOCA

Ingredientes

½ xícara (chá) de milho de pipoca

1 xícara (chá) de açúcar

1/3 xícara (chá) de água

 

Modo de Preparo

Em uma panela, com 1 fio de óleo e em fogo alto, estoure ½ xícara (chá) de milho de pipoca. Reserve. Em outra panela grande, em fogo médio, derreta 1 xícara (chá) de açúcar até formar um caramelo. Acrescente 1/3 xícara (chá) de água, misture e vá juntando a pipoca estourada e mexendo com uma colher, até ficar bem uniforme. Coloque a pipoca caramelizada em uma forma redonda (com 15 cm de diâmetro e 8 cm de altura) e untada com manteiga. Aperte delicadamente a pipoca na forma e alise a superfície.

Enfeite o bolo com fitas coloridas e lacinhos.