DICAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS DURANTE A QUARENTENA

DICAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS DURANTE A QUARENTENA

Estamos no mês de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a campanha Abril Azul. E devido ao isolamento social, como forma de combate ao Coronavírus, os pais de crianças no transtorno do espectro autista podem estar enfrentando uma dificuldade dentro de casa. Isso porque indivíduos que estão no espectro não reagem muito bem a mudanças em suas rotinas. Pensando nisso, sugerimos algumas dicas que podem ajudar as famílias que estão precisando lidar com essa questão durante a quarentena. Confira:

Rotina

Crie uma rotina, com horários pré-definidos de despertar, refeições, atividades motoras, atividades relaxantes, hora do banho, etc. Desenhe uma espécie de cronograma e procure ao máximo segui-lo.

Brincadeiras agitadas

Atividades motoras intensas e sensoriais são de extrema importância neste período, pois as crianças precisam se movimentar, gastar energia. Sugestões: pular, fazer atividades com peso (pegue mantimentos e leve de um lado para o outro, colocando-os numa bacia, por exemplo), cambalhotas, engatinhar (coloque várias cadeiras e faça a criança passar por baixo).

Atividades táteis

Atividades táteis, com geleias, massinhas e espuma de barbear podem ser interessantes. Para algumas crianças, esse estímulo tátil aumenta a concentração, para outras pode haver muita afobação, animação, ou então, dependendo do caso, resistência, de forma que não entra na categoria de uma atividade calmante. Portanto, é importante perceber como a criança reage.

Refúgio

Nesse momento, em que muitos pais estão fazendo home office e que, possivelmente, há mais gente dentro de casa, algumas crianças podem se sentir incomodadas com o barulho e o fluxo de pessoas. Portanto, crie um espaço seguro para a criança em um cantinho da casa e faça uma espécie de cabana, com cadeiras, lençóis e almofadas. Sempre que ela se sentir muito ansiosa ou desconfortável, leve-a para lá.

 

Fontes: Portal Terra e Portal Drauzio Varella