Menu Completo Dia dos Pais

Menu Completo Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando e esta data merece ser muito bem celebrada. Surpreenda o seu pai e toda a família com um menu completo, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Temos sugestões de receitas que são irresistíveis e que vão deixá-lo muito feliz. Confira nossas dicas e experimente!

ENTRADA – ANTEPASTO DE BERINGELA

INGREDIENTES
3 berinjelas médias picadas com casca;
1 pimentão vermelho (pequeno) picado;
1 pimentão amarelo (pequeno) picado;
1/3 xícara de chá de azeitonas picadas;
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
1/2 xícara de chá de uvas passas brancas;
1 colher de sopa de orégano;
1 colher de chá de sal;
Folhinhas de manjericão e tomilho;
Pimenta-do-reino a gosto;
3 colheres de sopa de vinagre branco;
1/2 xícara de chá de azeite de oliva.
MODO DE PREPARO

Deixe as berinjelas picadas de molho na água até a hora de usar para não escurecer. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Junte os pimentões e mexa até ficarem macios em fogo baixo.

Escorra as berinjelas e adicione ao refogado. Misture e mexa bem até ficarem macias. Se preciso vá adicionando água (1/2 xícara de café) aos pouquinhos para ajudar a cozinhar. Quando secar a água, coloque novamente essa mesma quantidade e vá fazendo isso até a berinjela estar cozida.

Acrescente as azeitonas, as passas, o orégano, o sal, as ervas, o vinagre e o azeite. Deixe no fogo até ficar no ponto que você quiser (mais seca ou mais molhadinha).

PRINCIPAL – FILÉ WELLINGTON

INGREDIENTES
1 pedaço filé mignon com cerca de 20 cm de comprimento;
Alecrim e tomilho picados a gosto;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Cogumelos frescos em cubos pequenos;
1/2 cebola picadinha;
1 colher de azeite de oliva;
Presunto de parma;
1 pacote massa folhada;
1 gema para colar as bordas e pincelar a massa.
MODO DE PREPARO
Tempere o filé mignon com o alecrim, o tomilho, a pimenta do reino e o sal, e deixe descansar por cerca de 1 hora. Feito isso, sele o filé de todos os lados em uma frigideira e deixe esfriar.
Em uma panela, refogue o cogumelo picadinho com o azeite, a cebola e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar até secar todo o líquido e obtenha uma pasta de cogumelos. Deixe esfriar.
Depois de fria, coloque a pasta de cogumelos sobre o filé já selado e o envolva com as fatias do presunto e a massa folhada desenrolada. Feche a massa folhada bem justa, formando uma espécie de “pacotinho”, colando todas as bordas com a gema de ovo.
Em uma assadeira, coloque o filé e pincele com gema toda a massa, levando ao forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos, até a massa ficar dourada e a carne rosada por dentro.

SOBREMESA – MOUSSE DE CHOCOLATE COM WHISKY

INGREDIENTES

350g de chocolate meio amargo;
4 ovos (claras e gemas separadas);
50g de açúcar;
1 colher de sopa de manteiga;
2 colheres de chá de essência de baunilha;
60ml de um bom whisky;
1 lata de creme de leite (sem o soro).
MODO DE PREPARO
Leve o chocolate e a manteiga em banho maria ou no microondas em potência baixa até derreter. Acrescente o whisky e o creme de leite. Misture e reserve.
Em outro recipiente (de inox ou vidro de preferência) bata as gemas, o açúcar e a baunilha em banho maria até conseguir um creme esbranquiçado e bem leve. Reserve.
Separadamente, bata as claras até conseguir um suspiro firme. Agora é só misturar o chocolate com a gema e, depois, acrescente a clara, com muito cuidado para não perder o areado.
Coloque nos recipientes onde vai servir e leve para geladeira por pelo menos 2 horas. Decore com lâminas ou pedacinhos de chocolate.