3 Receitas Irresistíveis de Lasanha

3 Receitas Irresistíveis de Lasanha

Hoje é uma data muito especial para os apreciadores de massas. Isso porque 29 de julho é o Dia Nacional da Lasanha. E nada melhor do que comemorá-lo experimentando o prato. A seguir, a gente compartilha três receitas de lasanhas para todos os gostos, uma tradicional, uma vegetariana e a outra low carb. Confira!

LASANHA À BOLONHESA

Ingredientes

500 g de patinho moído
1 colher (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de cebola picada
⅔ de xícara (chá) de cenoura picada
⅔ de xícara (chá) de salsão picado
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ xícara (chá) de tomates pelados (conserve o líquido da lata)
Noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio e refogue a cebola, mexendo sempre, até ficar transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.
Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.
Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.
Baixe o fogo, junte os tomates sem pele (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. A medida que for secando, adicione um pouquinho de água.

Molho Branco

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma colher de bambu ou espátula de silicone.
Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente metade do leite. Mexa vigorosamente e, de preferência, com um batedor de arame. Aumente o fogo, volte a panela, junte o restante do leite e continue mexendo sem parar.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar um pouquinho (ele deve ficar ainda líquido pois irá hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno).

Lasanha

Ingredientes

500 g de massa para lasanha pré-cozida
¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Quebre as folhas de massa uma a uma, ao meio, formando 2 quadrados (dessa forma fica mais fácil cortar e servir a lasanha sem que ela despedace).
Numa travessa refratária de cerca de 32 cm x 24 cm, coloque um pouco de molho branco no fundo e, em seguida, uma camada de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa cobrindo todo o fundo da travessa.

Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco.

Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos ou até que o queijo fique gratinado. Sirva a seguir.

[/vc_column_text]

LASANHA DE RICOTA COM ESPINAFRE

Molho Branco

Ingredientes

1 litro de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e noz-moscada moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, junte a farinha e misture muito bem. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo sempre.

Adicione 1 copo de leite ao conteúdo da panela e misture muito bem. Em seguida, junte o restante do leite e continue misturando bem para não empelotar.

Abaixe o fogo e mexa por 15 minutos. Tempere com sal, noz-moscada moída e desligue o fogo. O molho não deve ficar muito grosso.

Lasanha

Ingredientes

250 g de massa seca para lasanha
1 maço de espinafre
500 g de ricota
1 cebola picada fino
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
200 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Quando ferver, regue com um fio de azeite.

Coloque 3 folhas de lasanha por vez e deixe cozinhar na água fervente por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e transfira a massa cozida para uma tigela com água fria, para cessar o cozimento. A massa não ficará totalmente cozida, pois o cozimento será concluído no forno.

Repita o procedimento com toda a massa. Deixe as folhas de massa dentro da tigela com água enquanto prepara os outros ingredientes.

Separe as folhas dos talos do espinafre. Lave as folhas muito bem sob água corrente e pique grosseiramente.

Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos.

Adicione o espinafre picado à panela, misture e deixe cozinhar por 7 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média).

Retire do fogo e escorra a água que se formou na panela.

Junte a ricota ao refogado de espinafre. Com o auxílio de um garfo, misture bem esmagando a ricota. Tempere com sal e noz-moscada moída.
Para montar a lasanha, coloque uma concha de molho no fundo de um refratário retangular. Espalhe com uma colher. Em seguida, coloque uma camada de massa de lasanha por cima do molho. Espalhe um pouco do recheio de espinafre com ricota sobre a massa. Sobre o recheio, distribua mais uma concha do molho branco, sempre espalhando com uma colher. Polvilhe ⅓ do queijo parmesão ralado sobre o molho.

Repita este procedimento mais duas vezes.

Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos, até o queijo derreter. Sirva a seguir.

LASANHA DE BERINGELA

Ingredientes

3 berinjelas
2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro
2 ½ xícaras (chá) de muçarela ralada (cerca de 300 g)
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo De Preparo

Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).

Lave, seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento.

Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado – não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante.
Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela ralado. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

[/vc_column][/vc_row]