Menu Especial de Inverno

Menu Especial de Inverno

Nesse clima, as temperaturas baixas pedem criatividade na hora de elaborar aquele prato para receber os amigos no aconchego de casa. O BIG BOX vai te dar uma ajudinha com um menu completo com entrada, prato principal, sobremesa e sugestão de drink. Sabemos como é mais difícil fazer qualquer atividade no frio, mas garantimos que essa refeição não tem complicação e vale muito a pena. Confira!

1) Entrada: Torradinhas com nozes, figos e mel

Ingredientes:
– 1 dente de alho inteiro
– 3 fatias de pão australiano cortadas ao meio ou 6 fatias pequenas
– 3 colheres (sopa) de requeijão

– Meia colher (sopa) de mel
– 1 pitada de pimenta-do-reino
– 6 figos em fatias
– 3 colheres (sopa) de nozes picadas grosseiramente

Modo de Preparo:
Passe o alho em um dos lados das fatias de pão. Em uma frigideira, grelhe as fatias de pão com 1 fio de azeite até que ambos os lados estejam dourados. Reserve. Em um recipiente misture o requeijão, o mel e a pimenta-do-reino. Distribua essa mistura sobre os pães (do lado temperado com o alho), decore com os figos, as nozes e sirva.

2) Prato Principal: Polpettone ao molho pomodoro com polenta cremosa

Ingredientes:

– 300g de patinho moído
– 10g de leite em pó integral
– 70g de pão de forma
– 1 ovo
– 20g de queijo parmesão ralado
– 5g de salsa
– 6g de alho
– 400g de tomate pelado
– 5g de açúcar
– 140g de milharina fina
– 10g de manteiga
– Sal e Pimenta-do-reino
– Óleo e Azeite

Modo de preparo:
Pique bem o alho e a salsa. Em um recipiente, esmague os tomates com um garfo. Aqueça 1 colher de sopa de azeite por 30 segundos e refogue 2⁄3 do alho até ficar levemente dourado. Então, adicione os tomates esmagados, acrescente 1 xícara de chá de água, tempere com 1 colher de café de sal e o açúcar e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo por aproximadamente 10 a 15 minutos, mexendo às vezes e verificando o ponto do molho. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Dilua o leite em pó em 1⁄2 xícara de chá de água. Quebre o ovo em uma tigela média e bata bem para misturar a clara com a gema. Coloque o leite em outra vasilha, corte o pão em cubos e deixe-o de molho no leite por 5 minutos. Unte uma travessa ou assadeira com 1 colher de sopa de óleo e reserve. Em uma tigela grande, coloque o pão umedecido, a carne moída, 1⁄3 do parmesão, o ovo, 1 1⁄2 colher de chá de sal, 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino e a salsa. Misture bem para incorporar os ingredientes.

Divida essa massa em 2 porções iguais e forme 2 bolas de carne. Em seguida, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto em uma frigideira. Coloque cada polpetone e deixe-os dourar por cerca de 1 a 2 minutos. A seguir, transfira-os para a travessa ou assadeira untada, cubra-os com o molho de tomate, salpique o queijo parmesão e leve ao forno para assar por cerca de 25 a 30 minutos (sem virar o lado para não desmanchar).

Enquanto o polpetone está no forno, aqueça 1 colher de chá de azeite ou óleo por cerca de 30 segundos e refogue o restante do alho até ficar levemente dourado. Acrescente então 300ml de água, aumente o fogo para alto e deixe a água levantar fervura. Quando isso acontecer, adicione a milharina e 1 colher de café de sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Quando engrossar, desligue o fogo e finalize acrescentando a manteiga.

3) Sobremesa: S’mores

Ingredientes:
– 1 pacote de marshmallow
– 1 pacote de biscoito de aveia (ou de sua preferência)
– 1 tablete de chocolate ao leite (ou de sua preferência)

Modo de preparo:
Aqueça o marshmallow sobre uma chama aberta até começar a dourar e derreter, não aproxime muito da chama pois ele pode queimar. Com os biscoitos, faça tipo um sanduíche colocando o chocolate e o marshmallow quente entre os biscoitos. Deixe o marshmallow esfriar um pouco antes de comer.

4) Harmonização: Drinque com licor de laranja

Ingredientes:
– Suco de morango, polpa ou fruta
– 1 copo de Pisco Vargas
– 2 doses de licor de laranja
– Gelo
– Meias rodelas de Laranja

Modo de preparo:
Junte o suco de morango, Pisco Vargas e o licor de laranja em uma suqueira e os misture. Em seguida, acrescente gelo e laranja intercalando-os em camadas.  Depois é só servir em tacinhas.