Como higienizar frutas e legumes

Como higienizar frutas e legumes

Como higienizar frutas e legumes

 

A primeira coisa que você deve saber é que você não deve lavar frutas e legumes assim que compra no mercado. Ao molhá-los a gente retira a proteção natural que eles têm. Alguns ficam úmidos e outros podem absorver a água, e isso acelera a deterioração causada pelos fungos. Portanto, o ideal é lavá-los na hora de consumir.

 Etapa 1

Caso haja talos, pedaços apodrecidos ou outras partes não comestíveis pode retirar sem dó. Eles costumam ser a porta de entrada para mais bactérias e fungos.

Todos os vegetais e frutas devem passar por essa etapa. Até mesmo os que tiramos a casca para consumir, como a laranja, melancia, melão… Podemos acabar levando sujeiras para a polpa quando retiramos a casca com a mão ou com a faca. Utilize uma escovinha para os tubérculos em geral e frutas e legumes que serão consumidos crus.

Etapa 2

A próxima fase de higienização aconselha que frutas e legumes fiquem imersos por 10 a 15 minutos em um produto para desinfecção de alimentos. Você pode escolher um produto à base de hipoclorito de sódio e seguir as recomendações do rótulo, ou pode utilizar a própria água sanitária, desde que no rótulo tenha escrito que ela pode ser usada para esse fim. Nesse caso, a instrução é diluir uma colher de sopa em um litro de água.

Etapa 3

Para finalizar, abra a torneira e deixe a água corrente levar os últimos resquícios de bactérias ou micro-organismos.

Dica especial

A não ser que vá colocar os vegetais imediatamente na panela, não deixe-os molhados. Seque-os muito bem com papel toalha, especialmente se for guardar por um ou dois dias.

Fonte: https://www.micaelagoes.com.br/como-higienizar-frutas-e-legumes/